top of page

Robôs podem substituir o atendimento humanizado?



Com a inteligência artificial batendo a porta todos os dias, é indiscutível o quanto a tecnologia avança para sincronizar e agilizar processos em diversos campos. No entanto, quando se trata de atendimento ao cliente, alguns ingredientes são fundamentais.


Como lidar com alguns tipos de emoção, raiva ou decepção, por exemplo, sem saber se desculpar de forma genuína?


Dessa forma, o tema de hoje é atendimento ao cliente. Fica com a gente até o final e saiba mais sobre o que é, a importância, e as principais diferenças entre as modalidades de atendimento.


O que é o atendimento ao cliente?


Antes de tudo, é importante destacar que atendimento ao cliente é a forma como sua empresa oferece suporte e se relaciona com a clientela.


Independente do momento em que ocorra esse processo – antes, durante ou após a compra – é fundamental que se garanta uma boa experiência ao consumidor.


Uma vez que ele se sinta satisfeito com o tratamento dispensado pela empresa, as possibilidades de compra e divulgação de seus produtos ou serviços para outras pessoas, são muito maiores.


Afinal, todo mundo gosta de ser bem tratado.


Qual a sua importância?


Pense no seu comportamento, enquanto consumidor.


Quando você tem uma boa experiência no processo de compra, a possibilidade de levar o produto ou contratar o serviço é muito grande.


Por outro lado, experiências ruins, não apenas fazem com que você desista da compra, como não retorne à empresa e compartilhe sua decepção.


Há alguns anos, esse compartilhamento era feito entre familiares e amigos próximos. Hoje, no entanto, você pode dividir este sentimento com o mundo todo em poucos cliques.

Por isso, atender bem é uma obrigação de quem deseja se manter vivo no mercado.

É uma expectativa do seu consumidor receber um atendimento especial e diferenciado, preferencialmente, durante 24h por dia.


Mais do que se preocupar com o preço dos produtos, você precisa ter em mente a qualidade do seu atendimento.


Ter empatia, resolver os problemas com atenção e de forma personalizada são algumas competências importantes para não falhar nesse processo.


Principais modalidades de atendimento.


Com o intuito de responder à questão inicial deste artigo, é importante diferenciar as principais modalidades de atendimento existentes hoje.


São elas: chatbot, agente virtual e atendimento humano.


Chatbot


Com certeza você já falou com um robô em algum momento. Isso porque, chatbot é um programa de computador que simula uma conversa humana, por meio de textos.


Eles são utilizados em empresas de diversos segmentos, principalmente para desempenhar tarefas mais burocráticas, como dúvidas frequentes.


Por meio de inteligência artificial, o chatbot consegue estabelecer um diálogo pré-definido entre a empresa e o usuário.


Dessa forma, dependendo da tecnologia utilizada, a conversa pode parecer muito real.



Agente virtual


É a tentativa mais próxima de replicar, por meio da inteligência artificial, o que um atendimento humano é capaz de fazer.


Só para ilustrar, os agentes virtuais podem efetuar ações por comandos de voz. Ou seja, eles são capazes de fazer ligações, compreender mensagens mais complexas e até responder algumas perguntas.


Um exemplo de agente virtual é a Siri, da Apple.


Humano


Esse, você conhece! É o bom e velho atendimento humano. Aquele que tem uma pessoa ali, disponível para ouvir suas angústias, tirar dúvidas, resolver seus problemas e demonstrar empatia.


O avanço da tecnologia é inquestionável. Porém, às vezes, a única coisa que seu cliente realmente deseja é alguém de verdade, que possa entender todo o contexto da sua situação.


Ainda que, aparentemente, o investimento seja maior e a produtividade menor, excluir o atendimento humano, pode ser uma atitude perigosa na relação cliente e empresa.


Atendimento Bem Mais Benefícios.


Quando falamos em atendimento humanizado, vale destacar que o nosso time está pronto para oferecer o melhor. Os Profissionais do Bem, como gostamos de chamar, são responsáveis por atender com excelência e empatia os nossos clientes, criando e mantendo um relacionamento de valor.


Afinal, trabalhamos com pessoas, então nada melhor que ter uma outra pessoa para auxiliar com dúvidas e demais assuntos que podem ocorrer no dia a dia.


Bem mais que uma central de atendimento, é qualidade e humanização.


Tudo de bem para você.


Fonte: https://mxlog.com.br/atendimento-ao-cliente-a-tecnologia-pode-substituir-o-ser-humano/

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page